Seleção de Hiroko: Quinteto Toninho Ferragutti

Toninho Ferragutti · Foto vía Facebook.

Quando se trata de acordeonistas brasileiros, vêm à mente José Domingos de Morais, mais conhecido como Dominguinhos, ícone dos anos 60-70, e Toninho Ferragutti, que é conhecido como um dos melhores músicos de hoje. Tonino Ferragutti é um acordeonista com um toque jazzístico contemporâneo, e um músico veterano que também compõe e arranja música.

Nascido em 1959, ele começou sua carreira profissional em 1983 e lançou mais de 10 álbuns como líder. Seu primeiro álbum solo "Sanfonemas" (2000) foi indicado para um Prêmio Grammy Latino. Ferragutti participou de bandas como Hermeto Pascoal, Gilberto Gil e Edu Lobo's, e se apresentou com inúmeras orquestras como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Ele também se apresentou extensivamente como membro da orquestra de jazz da ganhadora do Grammy Maria Schneider. Ferragutti é um mestre do Forró (música de dança brasileira com raízes no nordeste do país), e ao mesmo tempo, é um dos expoentes máximos do jazz e da fusão de sons contemporâneos.

No início deste mês, Oh!Jazz começou a colaborar com o JazzB, um clube de jazz ao vivo em São Paulo, e o primeiro show apresentado na plataforma foi o Quinteto liderado por Ferragutti. O conjunto composto por acordeão, violão, saxofone soprano, baixo e bateria se apresentou por cerca de uma hora e 15 minutos. O tom familiar de acordeão de Tonino é bonito e poderoso, misturando-se facilmente com outros instrumentos. Consegui observar e sentir plenamente o acordeão sendo tocado por Ferragutti, algo que não é visto com freqüência na cena musical japonesa, ou seja, minha cena local.

"O ponto alto desta performance memorável foi a interação entre Cássio Ferreira, o saxofonista soprano, e o próprio Toninho".

O ponto alto deste memorável performance foi a interação entre Cássio Ferreira, o saxofonista soprano, e o próprio Toninho.Cassio é um notável jovem líder que participou de "O Corpo De Dentro" de Lourenço Rebetez, uma obra-prima do jazz brasileiro contemporâneo lançada em 2016 que logo se tornou um tema central Cassio é um notável jovem líder que participou de "O Corpo De Dentro" de Lourenço Rebetez, uma obra-prima do jazz brasileiro contemporâneo lançada em 2016 que logo se tornou um tema quente no Japão.

O diálogo entre o soprano fresco e o acordeão organicamente entrelaçado que corre com esplêndidos dedos foi um momento milagroso onde se pode desfrutar plenamente do verdadeiro prazer do jazz. As outras músicas também incorporam muitos improvisos de saxofone soprano e violão, assim como acordeon, e a variedade do apoio de Toninho que acende cada solo também foi cativante.

"A performance do Quinteto Toninho Ferragutti, com suas harmonias vivas, representa a musicalidade diversificada do Brasil".

Com valsas, samba jazz e ritmos históricos de marcha (chamados marusya), a performance deste quinteto, com suas harmonias vivas, representa a musicalidade diversificada do Brasil. A atmosfera amigável do JazzB e as conversas despretensiosas entre as pessoas foram relaxantes do começo ao fim.

—Hiroko Otsuka é jornalista musical, DJ e produtora.

Previous
Previous

Thad Jones, the magnificent

Next
Next

La selección de Hiroko: Toninho Ferragutti Quintet