Seleção de Hiroko: Kaidi Akinnibi
Kaidi Akinnibi é um jovem saxofonista que molda o som do Reino Unido nos últimos anos. Muitos fãs podem saber seu nome pela sua aparição como convidado no sucesso de Tom Misch & Yussef Dayes em 2020.
Aqui no Japão, The Sounds Of Afrotronica (2021), lançado sob o nome conjunto de NK-OK e Akinnibi - ambos membros da Blue Lab Beats- também se tornou um tema quente e ajudou a dupla a fazer nome durante sua visita ao Japão no final de 2022. Neste álbum, Kaidi Akinnibi apresenta uma mistura animada e contemporânea de jazz e afrobeat, incluindo uma capa de Manu Dibango's Soul Makossa. Akinnibi também participou da gravação da banda pós-rock de Londres, Black Midi, e se tornou uma presença indispensável na música de topo do Reino Unido.
Em fevereiro de 2023, Akinnibi liderou sua própria banda para se apresentar no Clube 606 em Londres. Um quinteto com Jordan Tait na guitarra, Jamal Wilson no teclado e no sintetizador, Klein Sserwadda no baixo, e Nico Saggese na bateria. O compositor não é apenas um vocalista, destacando-se no saxofone tenor e clarinete alto, mas também nos mostrou seus vocais e tocou guitarra neste palco, demonstrando seu talento versátil como multiplayer.
A banda segue consistentemente um fluxo de textura pesada, com guitarras e sintetizadores, vocais Akinnibi e refrão com Jordan, criando uma paisagem sonora descontraída. Ao mesmo tempo, os vocais traseiros criaram uma variedade de desenvolvimentos para canções que enfatizam a melodia.
"Consegui sentir o som real de Kaidi Akinnibi. Ele sem dÚvida se tornarÁ um dos artistas mais relevantes representando a cena musical do Reino Unido num futuro prÓximo. Foi um prazer poder apreciar plenamente este show no Oh!Jazz".
Kaidi Akinnibi é um saxofonista capaz de criar sons de vários gêneros, como hip-hop, R&B, jazz, eletrônica e afrobeat, mas também é um artista que faz canções com composição muito precisa. Este Oh! Jazz ao vivo foi um espetáculo inovador onde pudemos apreciar sua individualidade e prever seu futuro brilhante. Pude sentir seu verdadeiro som, e tenho certeza de que ele se tornará sem dúvida um dos artistas mais relevantes representando a cena musical britânica no futuro próximo. Foi um prazer poder desfrutar plenamente deste espetáculo no Oh!Jazz.
O Clube 606 em Londres, foi iniciado pelo flautista/saxofonista Steve Rubie. Um clube de jazz com uma história de mais de 40 anos. Fundado em 1976, era originalmente um pequeno local com cerca de 30 lugares, agora se estabeleceu como uma casa ao vivo que os músicos amam e confiam, e desde então cresceu para atrair mais de uma centena de pessoas.
A fim de apoiar a cena local, eles formaram uma parceria com a Academia Real de Música para reservar e promover ativamente os músicos. O próprio Rubie está liderando uma banda latina de jazz chamada Samara, e eu estou sempre ansioso pela formação do Clube 606, que sempre apresenta artistas interessantes e variados, desde veteranos históricos do Reino Unido até artistas de ponta como Kaidi.
-Hiroko Otsuka é um jornalista musical, DJ e produtor.